Armas On-Line

Seu Portal sobre Armas, Tiro e Colecionismo na WEB

Conceitos Básicos sobre Calibres

with 273 comments

asss

É muito comum nos dias de hoje a divulgação na mídia escrita e televisada de ocorrências envolvendo armas de fogo. Também, de um modo geral, é muito frequente a falta de conhecimento técnico por parte de jornalistas e apresentadores sobre o assunto. Desta forma, diariamente convivemos com alguns disparates cometidos por esses meios de comunicação, tanto em relação às armas de fogo em si quanto às suas especificações. Frases como “arma de grosso calibre”, “capaz de derrubar aviões”, “a bala atravessa veículos blindados como se fosse manteiga”  e outras asneiras similares são constantemente utilizadas nos programas de TV e nos jornais. Também, no aspecto legal, é muito frequente a confusão entre “armas privativas das forças armadas” ou não. Recentemente um telefornal exibiu a apreensão de uma carabina de repetição Puma, fabricação nacional, que é uma cópia da famosa Winchester Lever Action de 1892, em calibre .38SPL, como sendo arma de uso privativo de forças armadas. O máximo que se pode dizer é que, provavelmente, possa existir alguma força policial, militar ou não, que a utilize.

Outro fato muito comum nos noticiários da TV, além do uso de denominação equivocada sobre algumas armas, é a exibição, em alguns casos, de carabinas de ar comprimido, simulacros e até  enferrujadas espingardas de antecarga, e denominam aquele conjunto de “arsenal”. A denominação errada também é fruto, ou de modismos ou de falta de informação. Chamar revólver de pistola ou vice versa era comum anos atrás, mas hoje estão sendo mais corretamente identificados. Chamar espingarda de escopeta é um dos modismos. Escopeta é um termo de origem espanhola, e realmente se aplica às  espingardas, mas não faz parte do vocabulário dos entendidos no assunto. Confundir carabinas com fuzis também é bastante comum.

05012012134047_1325778047

Armas apreendidas - 24-10-07

Algumas fotos de apreensão de supostos “arsenais”, exibidas na mídia: em cima, dois revólveres em péssimo estado, um esqueleto de carabina Gamo de ar comprimido e duas espingardas de um tiro; embaixo, com exceção de uma ou outra, armas em estado precário de conservação, a maioria espingardas de caça de um tiro e de calibres baixos. 

Porém, a maior incidência de erros e enganos cometidos nos meios de comunicação se refere aos calibres das armas, onde a falta de conhecimento nos presenteia com informações absurdas, como uma declaração de um repórter de TV que mostrou, na tela, “uma pistola de calibre 380 milímetros”, utilizada em um assalto. Ora, qualquer aluno do ensino fundamental sabe que 380 mm equivale a 38 cm., o que nos demonstra a grandeza deste disparate. O termo “arma de grosso calibre” é outra bobagem que se ouve constantemente, muitas vezes quando se exibe um fuzil, seja ele de calibre 7,62mm ou até mesmo um de calibre 5,56mm. Não se trata, portanto, de “grosso” calibre mas sim, da utilização de um cartucho potente ou de alto poder de fogo. As espingardas de calibre 12 se encaixariam melhor nesta conotação de grosso calibre, apesar de que as mesmas têm um alcance eficaz bem limitado.

Nos primórdios das armas de fogo, o calibre, ou seja, o diâmetro efetivo do projétil disparado por uma arma, não era muito relevante, pois geralmente os atiradores fundiam e moldavam sua própria munição. Armas eram geralmente vendidas com suas respectivas moldeiras. Com o advento do cartucho moderno e da fabricação em série, os calibres passaram a ser fundamentais e de certa forma, padronizados, para se diferenciar o seu uso nas diversas armas existentes.

O que se denomina de calibre real de uma arma nada mais é do que a medição do diâmetro da boca do cano, que caso ele seja raiado, é feita medindo-se os “cheios” das raias.

O calibre do projétil é medido pelos “fundos” das raias. Dependendo de cada arma, seja ela revólver, pistola, fuzil ou carabina, e de acordo com o tipo de projétil que ela usa, seja encamizado ou de chumbo, as raias possuem profundidades e perfis diferentes.

A quantidade de raias em um cano também varia, mas geralmente se situam entre 4 e 6, podendo ser em quantidade pares ou ímpares. Outra variação muito importante, referente ao raiamento do cano, é a quantidade de voltas executadas pelo raiamento de um cano, quando medidos dentro de uma mesma distância, algo que se denomina “passo de raiamento”. Normalmente nas armas curtas e com canos até 6″ ou 7″ de comprimento, as raias não chegam nem a dar uma volta completa; como essas armas utilizam um projétil de pouca altura, não é necessário se empreender um giro muito alto a fim de estabilizá-lo.

Ao contrário, nos rifles e fuzis de alta potência, utilizando projéteis bem mais longos, o número de voltas do raiamento é maior, a fim de aumentar a rotação do projétil quando em vôo, criando assim um efeito giroscópico a fim de que o mesmo corte o ar devidamente estabilizado, pelo menos até o alcance útil previsto para essa arma.

Ao lado, foto de um cano raiado no calibre 9mm.

Resumidamente, podemos afirmar que convivemos com tres sistemas de medidas aplicados aos calibres de armas em geral: (1) calibres especificados em centésimos de polegada (mais utilizados nos Estados Unidos), (2) os calibres especificados em milímetros e, finalmente, (3) a medida inglesa denominada gauge, que é a empregada nas armas de alma lisa (espingardas).

1 – Calibres medidos em centésimos de polegada:

Muito utilizado nos Estados Unidos e inclusive no Brasil, expressa o diâmetro dos projéteis em centésimos de polegada, tanto com duas ou com tres casas decimais. Desta forma, damos como exemplo o famoso e popular calibre 38. Lembramos que a notação norte americana utiliza o ponto na casa decimal e não vírgulas, como é nosso costume. (Ex.: US$ 1,500.00). Portanto, o calibre 38 tem a sua notação correta como sendo 0.38″ (zero ponto trinta e oito), ou simplesmente .38″ (38 centésimos de polegada). Outro famoso calibre, o 45, se expressa como 0.45″, ou só .45″ (centésimos de polegada). Durante muitas décadas se convencionou, tanto aqui no Brasil como nos Estados Unidos, não se pronunciar o “ponto” que antecede o calibre.

Portanto, sempre falamos “revólver calibre 22”, “pistola calibre 45”, “revólver calibre 38”, e por aí vai. Após a recente adoção e popularização do calibre 40 S&W pelas forças policiais, criou-se um costume “estranho” de se usar a palavra “ponto” na frente do calibre. Daí que temos o termo “pistola ponto 40”, algo que se ouve muito na mídia televisiva. Poderia ser, simplesmente, como sempre foi, “pistola calibre 40”. Talvez esse costume seja oriundo da antiga nomenclatura que se utilizava nos quartéis brasileiros, onde era costume se referir aos calibres de fuzis e metralhadoras como .30 e .50 (ponto trinta e ponto cinquenta).

Voltando ao sistema de polegadas, vemos então que se quisermos estabelecer uma conversão desses calibres para o sistema métrico, basta multiplicá-los por 25,4 (uma polegada = 25,4 mm). Exemplos: calibre .45″ (o,45) X 25,4 = 11,43mm; calibre .22″ (0,22) X 25,4 = 5,58mm. Entretanto, essa conversão serve meramente para nos dar uma idéia da diâmetro do projétil, uma vez que no Brasil nós não estamos habituados a “perceber” ou ter noção real do diâmetro de um projétil obtendo sua medida em centésimos de polegada.

Ao lado, munição calibre .22LR da CBC

Além disso, a nomenclatura que é dada a um determinado calibre, pelo seu fabricante, nem sempre segue as regras rígidas de medida e sim, outras conveniências mercadológicas. A título de ilustração, um exemplo bem antigo e clássico é o famoso calibre .44 Winchester, (.44-40 WCF), lançado em 1873 no famoso rifle de ação por alavanca. Na realidade, o diâmetro de seu projétil nem é de 0,44 centésimos de polegada, e sim, de 0,42″. Qualquer um que proceder a uma medida do diâmetro deste projétil, utilizando-se um paquímetro ou micrômetro terá uma leitura de 10,66 mm, que convertido para centésimos de polegada nos dará 0,42″ ! Outro caso conhecidíssimo nosso é o calibre 38 Special, de revólver. Se convertermos 0,38 X 25,4 teremos 9,652 mm, mas se medirmos o diâmetro do projétil veremos que realmente possui  9,06 mm.

2 – Calibres medidos em milímetros:

Adotado preliminarmente na Europa, é o calibre mais fácil de ser medido, caso aqui do Brasil, porque a grande maioria de instrumentos de medição utilizados seguem a norma métrica. Mas isso não quer dizer que na Europa não se utiliza também a nomenclatura em polegadas. O que acaba ocorrendo é que, nos casos dos calibres mais populares tanto lá como nas Américas, acabam se utilizando duas ou mais nomenclaturas. Isso pode ser percebido no calibre 7,65mm Browning, popular em pistolas semi-automáticas, também chamado de .32 AUTO. O irmão menor, o 6,35mm Browning, é chamado de .25 AUTO. O calibre .380, por exemplo, acabou se popularizando aqui na sua nomenclatura em polegadas, mas na Europa é mais conhecido como 9mm (Kurz, Curto, Corto ou Short) para não ser confundido com o 9mm Parabellum.

3 – Calibres no sistema “gauge“:

Esta é a mais curiosa forma de medição de calibres de armas porque não segue nenhuma norma de medida específica. Os ingleses, desde vários séculos atrás e até a II Guerra, utilizavam o pêso do projétil disparado pelos seus canhões para especificar seu calibre. Tínhamos, portanto, canhões de 8, 12, 16 e 24 libras. Porém, no emprego das armas portáteis de alma lisa, as espingardas de caça, essa unidade de medida seria muito grande para ser empregada em projéteis que pesavam frações de libra. (N.A.: uma libra equivale a 453 gramas).

Desta forma, partiu-se para a seguinte solução: tomando-se uma perfeita esfera de chumbo, com massa de uma libra (o,453 Kg.), seu diâmetro seria então o gauge (Ga.) 1, ou seja, o calibre 1. Seguindo o mesmo raciocínio, fracionamos aquela esfera de chumbo (com uma libra de peso) em 12 partes iguais e dessas partes fazemos esferas idênticas; o diâmetro de cada uma dessas 12 esferas resultantes será o calibre 12. Assim também, fracionando-se a mesma esfera (com massa de uma libra) em 28 partes e fazendo com essas partes 28 esferas iguais, o diâmetro de cada uma delas nos daria o calibre 28. Isso explica porque, neste sistema, quanto maior é o número que exprime o calibre, menor é seu diâmetro, ou seja, o calibre 28 é menor que o 12. Portanto, calibres de espingardas, que normalmente iniciam do 12 Ga.  e depois seguem para o 16, 20, 24, 28 e 32, não possuem qualquer relação com medidas, tanto em polegadas como em milímetros.

O calibre 36 é uma exceção à regra e possui essa nomenclatura, talvez, por questões meramente convencionais: assumiu-se que seria o “36” pela ordem natural dos cartuchos oferecidos, sempre com valores variando de 4 em 4, visto ser ele o imediatamente menor que o 32. A origem dessa nomenclatura 36 é um mistério e vários autores ainda a discutem até hoje. O calibre em “gauge” do cartucho 36 seria equivalente a 67. Seu diâmetro aproximado é de 11,30 mm. e também é chamado, principalmente nos Estados Unidos, de .410, ou “four-ten“. A medida de .410” convertida para métrica nos dá 10,41mm, que é o diâmetro interno do cartucho.

Abaixo, uma tabela onde temos as medidas de cada calibre em Gauge e as equivalências em milímetros do culote, do cartucho e do cano (medias aproximadas em virtude de diferentes fabricantes e “choques” dos canos).

CALIBRE Culote Diâmetro Cano
4 30.38 27.64 26.19
8 26.19 23.57 23.12
10 23.65 21.70 21.30
12 22.45 20.60 20.20
14 21.45 19.65 19.30
16 20.65 18.90 18.55
20 19.40 17.70 17.35
24 18.45 16.75 16.45
28 17.40 15.85 15.55
32 16.10 14.55 14.25
36* 13.60 12.00 11.75

(*) o calibre 36 não é do sistema “gauge”. O diâmetro de 12,00mm também não é o correto.

Finalizando:

Resumindo, a maior parte dos fabricantes de munições na Europa utiliza o sistema métrico na nomenclatura de seus cartuchos. Como de praxe, geralmente são expressos em duas medidas, sendo que a primeira é o diâmetro do projétil e  a segunda, o comprimento do cartucho. Normalmente esses números são seguidos de uma marca de fabricante, do tipo ou do nome da arma que utiliza este cartucho. Alguns exemplos:

7,62X51 NATO – o cartucho adotado por vários países da OTAN em seus fuzis, inclusive o Brasil – neste caso, 7,62mm de diâmetro e 51mm de comprimento do cartucho.

9mm Luger ou 9mm Parabellum – expresso mais corretamente como 9X19, é o cartucho mais largamente usado por forças armadas no mundo em armas curtas, derivado das famosas pistolas alemãs Parabellum, conhecidas como Luger nos Estados Unidos.

.30-06 Springfield – aqui é uma exceção; este cartucho, desenvolvido para o fuzil Springfield e posteriormente usado no Garand, era originalmente denominado de .30-03. O “03”, no caso, era o ano do projeto, 1903. Em 1906 esse cartucho foi ligeiramente modificado, e daí passou a ser .30-06.

375 Holland & Holland – um dos mais míticos e potentes calibres para caça de grande porte, desenvolvido pela firma do mesmo nome, na Inglaterra. Apesar do que indica seu nome, o seu projétil possue um diâmetro efetivo de 9,55mm, o que não corresponde exatamente ao diâmetro de .375″.

.32 AUTO – mais conhecido aqui como 7,65mm Browning, popularíssimo cartucho de pistolas semi-automáticas.

.380 ACP (Automatic Colt Pistol)- também em moda no Brasil, em armas curtas, conhecido também como 9mm Kurz ou 9mm Curto, para não ser confundido com o bem mais potente e restrito calibre 9mm Parabellum.

.38 SPL (Special) – o famoso calibre 38 dos revólveres, muito comuns aqui no Brasil, que foi durante décadas erroneamente denominado pela CBC como 38 Smith & Wesson Longo.

.357 Magnum – o “irmão” mais poderoso do .38 SPL, um cartucho quase idêntico à ele somente 3mm mais longo para evitar seu uso em revólveres fabricados para o cartucho .38 SPL. A bem da verdade, o cartucho .38 SPL também possui o seu projétil com o diâmetro de .357″.

.44-40 Winchester – o cartucho das carabinas Winchester de ação por alavanca, ainda muito usado nas carabinas Puma nacionais, cópias fiéis das Winchester norte americanas. Neste caso, o número 40 não tem relação com a medida do cartucho, e  sim, com o peso da carga de pólvora empregada na época (40 grains de pólvora negra). O grain é uma medida de massa, em uso nos Estados Unidos, que equivale a 64,8 miligramas. O diâmetro real do projétil é de aproximadamente .42″ e não de .44″ como diz sua denominação.

.30-30 Winchester – aqui mais uma confusão: a Winchester utilizava o segundo algarismo para informar o peso, em grains, a carga de pólvora negra utilizada. No entanto, nesse calibre específico, o segundo “30” se refere também ao peso da pólvora, mas nesse caso de pólvora sem fumaça.

.32 S&WL (Smith & Wesson Long) – desenvolvido pela Smith & Wesson para seus revólveres, muito usado no Brasil. Neste caso, a nomenclatura “Long” servia para que ele não fosse confundido com o cartucho mais curto do mesmo calibre, o .32 S&W (não se aplica aqui o nome de .32 S&W “curto”)

.45-70-500 – Embora seja uma nomenclatura mais rara, alguns calibres antigos eram indicados usando-se tres medidas de referência. Na maioria dos casos, a primeira é o diâmetro do projétil, a segunda se refere à carga utilizada de pólvora, em grains, e a terceira o peso do projétil, também em grains.


Cartuchos diversos produzidos pela CBC no Brasil

Os calibres assinalados em rosa são considerados restritos no Brasil –  só podem ser utilizados por forças policiais, militares e atiradores esportivos. Os calibres 14 e 15 são restritos somente quando usados em armas curtas.

Mais uma vez precisamos ter em mente que essas medidas, em vários casos, pode não exprimir exatamente o diâmetro de um projétil, de modo que um curioso ou mesmo um colecionador de cartuchos antigos, ao tentar identificar o calibre através da medida do diâmetro do projétil, nem sempre pode chegar exatamente à nomenclatura do mesmo. Porém, isso serve para que tenhamos uma base mais precisa, que somada aos dados das dimensões do cartucho, possamos identificar o mesmo consultando-se catálogos e sites especializados. Um dos mais acessados e completos sites sobre munição na WEB é o   http://www.municion.org/.

A variedade de cartuchos documentada no site é imensa e ele possui até um recurso interessante, onde se pode fornecer algumas dimensões e o sistema procura os dados de cartuchos que mais se assemelham ao fornecido. Em resumo, muitas vezes a nomenclatura segue mais os conceitos de mercado e de “impacto” do que a medida real que se utiliza.

Um exemplo típico é este: por volta da década de 70 a Winchester possuía um cartucho de grande porte, para caça pesada, denominado .458 Winchester Magnum, que fez um estrondoso sucesso e era um dos mais potentes cartuchos existentes na ocasião. A empresa Weatherby, tradicional fabricante de rifles de luxo, resolveu lançar um cartucho para concorrer com o 458, muito mais potente, denominado de .460 Weatherby Magnum. O interessante que embora o 460 possua um cartucho maior, o projétil era do mesmo tamanho do concorrente, ou seja, .458″. Neste caso, o número 460 foi mesmo utilizado sómente para causar uma “atração” ou “sensação” a mais.

Disponibilizamos aqui, para quem deseja se aprofundar mais no assunto, um ótimo trabalho desenvolvido por pessoal ligado à Associação de Colecionadores e Atiradores do Planalto, com sede em Brasília, DF. É outra excelente base de dados, que em muito ajudará a desmistificar este, por vezes, muito complicado assunto.

http://www.atiradoresecolecionadores.org/Desmistificando_Calibres_-_V.1.6.pdf

Written by Carlos F P Neto

14/11/2009 às 19:21

273 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Parabéns! Ótimo texto.
    Claro e preciso e por isto ajuda bastante quem busca um pouco de conhecimento sobre o tema. Pena que quem precisa conhecer um pouco mais sobre o assunto (no caso me refiro a boa parte dos repórteres policiais) não está nem aí e seguem falando e escrevendo asneiras.

    Rogerio S. Rocha

    25/09/2015 at 19:11

  2. Hermes, muito interessante, apreciei seu comentário.

    Carlos F P Neto

    22/07/2015 at 15:41

  3. Hermes jose de freitas

    18/07/2015 at 11:04

  4. Levando em consideração o calibre .380, eu entendo que os estojos da CBC que vem com carga +P são ligeiramente mais grossos, mas queria saber, de modo geral, qual seria o limite máximo em grains que poderia ser carregado nesse calibre – considerando a pólvora 216 de CBC.

    THOR

    27/05/2015 at 20:12

  5. Gleybson, o projétil de ponta azul no cartucho 5,7mmX28 é o modelo SS197SR, que é a versão fornecida à civis, com velocidade de cerca de 120 m/seg menor que a versão restrita e usa o projétil denominado V-Max, com poder de penetração bem inferior.

    Carlos F P Neto

    22/03/2015 at 19:15

  6. Carlos; eu gostaria de saber o que siguinifica a ponta azul no cal 5,7×28 mm! Se possível tem como tirar minha duvida? Desde já obrigado!

    Gleybson

    21/03/2015 at 19:24

  7. Caro Hermes, a intenção é apenas curiosidade e entretenimento, para tiro noturno em um clube de tiro e nada mais.

    Thor

    18/03/2015 at 18:24

  8. Não entendo a utilidade de munição traçante em armas portáteis…,(pistolas/revolveres//mtr portateis/etc)
    (REF. browning .50). Munição traçantes (sinalizadoras e secundarias) sem valor ofensivo… nunca são usadas isoladas…. seu emprego é sempre intercaladas com munição perfurante EXEMPLO 1 sinalizadora em 20 perfurante ..cujo espaçamento e determinado pelo seu emprego tático e dentro do teatro de operação. Seu emprego é basicamente para um “feed back” do atirador…. recurso de alto risco para ele… pois num tiro noturno (aonde só se justifica o emprego claro)….sem traçante vc fornece o “ponto de tiro”…com a traçante vc fornece o “plano de trajetória” e com fogo resposta (contra bateria) vc está “frito”.
    1- Só é viável em armas com alta cadencia de fogo
    2-A munição traçante é inócua em relação ao poder ofensivo nominal da arma.
    3-Quanto maior o número de cartuchos traçantes (maior “feed back”) menor o poder ofensivo do armamento.

    Hermes jose de freitas

    17/03/2015 at 18:49

  9. Thor, normalmente as munições traçantes de uso militar são de ignição traseira, causadas pela própria combustão da pólvora, e o componente é alojado em uma cavidade na parte inferior do projétil. Entretanto, alguns fabricantes de munições de uso civil e de armas curtas já disponibilizam alguns tipos de projéteis traçantes com o componente aplicado externamente, como uma pintura. A Northern Arizona Ammunition produz esses tipos de projéteis com queima de aproximadamente 400 metros, e é oferecida em diversos calibres.

    Carlos F P Neto

    09/03/2015 at 17:11

  10. Carlos, algumas munições “traçantes” são feitas com um pouco de fósforo na ponta do projétil que se incendeia no atrito com o ar. Mas isso só vejo em armas longas e calibres “pesados” como armas anti-aéreas e tal.
    Isso seria possível em uma arma curta como uma .380 por exemplo? Seria relativamente fácil colocar na ponta oca de alguns projéteis, mas na velocidade de disparo de uma .380 ele funcionaria?
    Abraço

    Thor

    08/03/2015 at 3:06

  11. Então o certo é que esse “desvio” na verdade não conserva a energia da pressão durante o disparo.

    THOR

    01/08/2014 at 20:49

  12. Thor, a G25 é uma “locked-breech” mesmo, não “retarded blowback”. O sistema é baseado na 1911, mas com modificações. Não há a biela; o próprio ressalto inferior do cano, quando este recua, se aloja em um “poço” para permitir que o cano baixe na sua porção traseira. Ao invés dos “lugs” que se usa na 1911, a própria janela de ejeção serve como o alojamento para o ressalto correspondente, existente no cano.

    Carlos F P Neto

    01/08/2014 at 20:09

  13. Uma dúvida… a Glock 25 quando se arma o ferrolho o cano recua um pouco também – isso já pode ser considerado Delay Blowback?
    Sei que não é como a .45 da Imbel que tem o flutuador no cano, mas dá pra ver bem o cano recuando um pouco quando se abre o ferrolho da Glock (assim como a janela de ejeção também não abre de imediato).
    Está correto isso?

    THOR

    01/08/2014 at 20:01

  14. Paulo Cezar, concordo plenamente contigo.

    Carlos F P Neto

    22/06/2014 at 17:40

  15. Hermes, se se refere ao .45 Long Colt, é cartucho com aro.

    Carlos F P Neto

    22/06/2014 at 17:39

  16. Amigo,
    Recentemente vi e atirei com um .454 Smith Wesson ( acho que a referencia citada é o 45 Colt .454 Casul ) :é um absurdo a potencia do calibre 454 Casul , vide tabelas de energia .
    Abç
    Paulo Cezar;

    Paulo Cezar

    22/06/2014 at 17:13

  17. Carlos como não conheço esta arma em concreto pergunto…o extrator desta arma “aceita” o mesmo tipo de estojo ??? sem resalto???
    obrigado

    Hermes jose de freitas

    21/06/2014 at 22:27

  18. Ficam aqui as dicas e depoimentos do leitor Marco Lopes. Marco, até onde pude verificar, o tambor do RT-410 deve, com certeza, suportar a pressão do cartucho .45 Colt e é o mesmo tambor do vendido aqui. Porém, nos USA, essa versão possui alma raiada e, obviamente, a precisão à distâncias mais longas é muito superior. O único detalhe é que usar .45 Colt nessa arma, apesar de que não há oferta desse cartucho por aqui, seria um ato ilegal, pois “transformaria” uma arma vendida como calibre permitido em arma de calibre restrito.

    Carlos F P Neto

    21/06/2014 at 20:18

  19. Ola pessoal, vi que todos aqui se interessaram pela RT410. Adiquiri uma há cerca de 3 mêses e estou muito satisfeto. Como tenho porte , pela ativiade policial, isso não foi problema, mas o registro levou quase 2 mêses. A dúvida que não consegui , ainda sanar é, se essa arma fabricada aqui no brasil, com alma lisa, suportaria um disparo com a Long colt .45. Já vi videos Americanos com essa aram usando long colt 45 e 454. A minha dúvida é em relação a resistência do tambor e cano. A meu ver deveria aguentar, já que a carga explosiva do caliber 36 é bem alta. Alguém tem informação fidedigna sobre isso ? Se sim, favor postar o link. Além disso informo aos colegas que é muito fácil a recarga de cartuchos, basta usar o calibrador sem deformar muito o latão e usar o espoletador e desespoletador o 36. Na intenet tem vários sites que vendem, inclusive as buchas para recarga.
    Recomendo dois videos sobre a arma, para quem se interessar:

    abraços

    marco lopes

    21/06/2014 at 15:15

  20. Obrigado por responder….A um tempo vi vc responder questões sobre esta arma e como um grande conhecedor vi que ficou muito reticente na resposta o que para mim significou,,,,sabe disso desde o lançamento mas não vou levantar “lebre”…obrigado

    Hermes jose de freitas

    18/06/2014 at 16:37

  21. Prezados, boa tarde!
    Sempre aprendo com as acertadas respostas de todos, neste excelente site.
    Como possuo um RT 410 UL. Deixo meus comentários. Se puderem ser úteis para alguém…
    No Brasil o RT 410 calça 2,5”. Pelo que pesquisei, no exterior existem modelos que suportam cartuchos de 3”.
    A arma é bem acabada, e na versão UL é leve, sem recuo exagerado. A empunhadura faz um bom papel.
    De fato, comprei a arma, pois penso que pode haver mudança no DFPC.
    Não possuo instrumentos, mas a energia com cartucho balote é impressionante. Com munição importada então…
    Ainda não experimente com o balote com esfera de aço para dizer se percebo alguma mudança.
    Parabéns pelo site mais uma vez.
    Abcs,

    Gustavo

    18/06/2014 at 14:21

  22. Willi, a câmara do RT410 é de 63,5mm, ou seja, 2,5″, ok?

    Carlos F P Neto

    18/06/2014 at 13:29

  23. Hermes, concordo com você. Realmente, dependendo da carga, e utilizando-se balotes Ideal ou Brennecke, por exemplo, até uma distância utilizada como defesa, digamos 10 a 30 metros, podemos ter aí uma letalidade similar a um .45 Colt ou um .44-40 W, mesmo com alma lisa. Eu acho que, logo, logo, alguém do DFPC vai mexer nisso.

    Carlos F P Neto

    18/06/2014 at 13:07

  24. Carlos….esta arma ,ainda que alma lisa ,mas a 10-15m como defesa (ataque)..com a facilidade de mexer na carga de projeção e projetil (proibido) …pode torna-la muito letal/ofensiva…cá com meus botões não sei como liberaram isto !!!!!!
    Concorda ?

    Hermes jose de freitas

    18/06/2014 at 12:44

  25. Outra dúvida, não querendo abusar da sua boa vontade, o RT410 suporta os cartuchos de 3 polegadas?

    Willi Moraz

    18/06/2014 at 10:56

  26. Will. apesar do RT ter alma lisa, o diâmetro não é exatamente o mesmo, mas a diferença é muito pequena, para mais no caso do RT. Provavelmente o projétil .45 ACP (11,32mm) sairá pelo cano com muito pouca resistência.

    Carlos F P Neto

    18/06/2014 at 10:27

  27. Poderia me informar se a medida interna do cano do RT.410 é igual o diametro do projétil .45 ??

    Will Moraz

    17/06/2014 at 22:23

  28. Renan, os RT410, independente do tipo de munição que se utiliza, é uma arma de fogo e portanto, como qualquer outra, necessita de registro na PF ou Exército, sendo que o porte é uma prerrogativa da PF fornecido em circunstâncias extremamente difíceis.

    Carlos F P Neto

    17/06/2014 at 20:55

  29. Gostaria de saber se o revolver RT 410 precisa de registro e porte, pois gostaria de utilizar o mesmo em minha organização com os agentes de vigilância com munição de elastômero calibre 36 (borracha).

    RENAN CANUTO

    16/06/2014 at 23:54

  30. Boa noite a todos :
    Gostaria de agradecer ao Carlos as oportunidades de esclarecimentos e as discussões sobre os temas diversos , o que sempre nos traz mais conhecimentos e amplia nossa visão sobre os assuntos em pauta e, peço desculpas a todos por não estar familiriarizado com o site , pois vi tardiamente respostas às minhas e outras perguntas, de maneira que fiquei descompassado com os temas .Tardiamente vi a resposta do Carlos , sobre rigidez dos canos / vibração e precisão e aprendi mais um pouco .
    Particularmente em relação a comprimento de cano e precisão , minha opinião , não fundamentada em fisica e com minha pouca experiência , sem pré-conceito , acredito que deva ser aplicado às diversas classes de armas , específicamente , revolveres / pistolas / carabinas / fuzis / cartucheiras e se encontrar a melhor opção para o fim proposto ,dentro da melhor adequação pessoal ; os comprimentos de cano para revolveres , não se aplicam a carabinas ; se não , o inverso do argumento do Sr Hermes , tambem seria válido : o cano mais preciso seria o mais longo possível , ou seja , se vou atirar a 25 m , um cano de 25m , encostando no alvo!!
    Recentemente ouvi de um campeão de Trap que ele usa o cano mais longo possível e , palavras dele , “se der para encostar o cano no prato , melhor ainda”; acho que são formas de expressão para fundamentar o argumento e não se deve levar ao pé da letra .
    Fato não tão comentado é o GATILHO , seu ajuste e a famosa “gatilhada” ; um ajuste e controle da pressão é muito difícil de ser executado contínua e corretamente e é fundamental na precisão , independente do cano e de outros fatores ; neste final de semana , descobri que a arma que levei para ajuste de mira , não tinha nenhum problema , sómente aquela “pecinha” atraz é que estava gatilhando ; arma nova , diferente , achei , de pés juntos , que não poderia ser gatilhada , mas , mordi minha lingua!
    Arma nova , cano pesado de 24 ” , recuo mínimo , gatilho bom , mas , sem que eu a conheçesse melhor, diferente das outras .
    Obrigado pela oportunidade desta conversa
    Paulo Cezar

    Paulo Cezar

    16/06/2014 at 20:00

  31. Obrigado pela atenção..realmente precisão é o resultado e inumeras variáveis em discussão e um assunto que avança sobre a fisica e descamba na “teoria dos erros’ matemática pura, em uma análise de quais parâmetros produzem erros de 1° 2°….enésima espécie, em quais situações em que limite! tipo de aço do cano,natureza do propelente (nitro /fulminato/carvão),freqüencia e amplitude da harmônica,não se pode colocar ou valorar qual o erro de menor espécie .Senão vejamos -Utilize um KA .38 de prova de fogo central na distância 25m …faça 10 disparos…remova o cano e substitua por um cano de 2 1/2 pol. com mesma massa de tiro mesma alça mesmo revolver ,mesmo atirador (BOM) repita a mesma operação com 10 disparos..depois com um escantilhão verifique a distribuição e agrupamento…sinto mais a diferença é brutal..se vc fizer a 45m ai então !!!!!!….ouço esta discussão que é velha por sinal (1962 como atirador esporte civil) inconclusiva……como atirador militar (fui instrutor de tiro de armas portáteis nos cursos de formação de cabos e sargentos) numa época que munição era à “rodo” no Exército e fazia minhas “experiencias particulares” Vou falar de uma arma que exemplifica muito erros de espécies menores INA .45 mais imprecisa que estilingue o que a levava a isto?(cano curto /sist.visada execrável)
    harmônica -NAO
    comp.cano-NÃO
    Derivação causada pelo raiamento (destrógiro) puxa para direita e sobe (muito)-o tiro rajada de 3 tiros (muito treino para fazer) linha de visada coxa direita acima do joelho se vc conseguir fazer um OTIMO tiro ou o inimigo muito azar…o resultado será um na coxa direta outro no abdomem e um terceiro no ombro esquerdo tudo isto no máximo a 20m
    Então tudo fica por conta de erros de 2° espécie a derivação causada pelo percurso no cano é fundamental 1°espécie. Experiência não com mil ou dois mil disparos,….muito mais que deveria contar por numeros de canos descartados por usura limite.
    E terminando neste seguimento por absurdo concluiriamos-A ARMA MAIS PRECISA NÃO TEM CANO !!!!
    A harmônica pode ser preponderante em certos poucos..mas sempre corrigimos os efeitos dela por outros meios chamados “batimentos de harmônica” para baixar freqüencia e amplitude (tipo de aço/massa inercial/tipo de propelente com exponecial de queima com indice memor (lenta?)..etc.
    Para colocar jocosidade em assunto fascinante mais árido…..A solução “encurtar” cano para obter precisão é “matar a vaca para terminar com o carrapato”……

    Hermes jose de freitas

    11/06/2014 at 11:37

  32. Fica aqui o depoimento do Paulo Cezar.

    Carlos F P Neto

    08/06/2014 at 19:36

  33. Há que se considerar que não sómente o comprimento do cano influencia na precisão, e,a estabilidade da arma, raiamento, ajuste da munição na camara ,e ,no caso de tudo ser exatamente igual, com comprimentos diferentes , o de cano mais CURTO, tende a VIBRAR MENOS (Harmonica) e conferir MAIS PRECISÃO.

    Paulo Cezar

    08/06/2014 at 9:45

  34. Hermes, reproduzo aqui parte de um artigo no nosso site Atiradores & Colecionadores, de um colega, especialista em balística:

    “Diz a “sabedoria” popular que armas de cano longo são sempre mais precisas que armas de cano curto. Isto não é verdade. Essa percepção, “comprovada” por muitos, decorre de dois fatores muito simples, mas que conduzem a uma conclusão errada sobre o tema:

    O cano mais longo proporciona um plano de mira (distância entre a alça e a massa de mira) maior e, portanto, menos sujeito a desalinhos com o alvo.

    O peso maior do cano longo confere à arma maior resistência a movimentos do atirador, o que promove menos desalinho com o alvo.

    Especificamente sobre o comprimento do cano, a verdade é que – dados canos de uma mesma espessura – o cano mais curto tem melhor potencial de precisão do que o cano mais longo. Ainda que contra-intuitiva, essa afirmação é verdadeira e a explicação é relativamente simples: rigidez. O cano mais curto é mais rígido que o cano mais longo.

    E o que tem isso a ver com a história? Vibração. Ainda que não seja visível, todo e qualquer cano vibra durante o tiro. Essa vibração harmônica faz com que o cano se comporte como uma corda que é presa por uma ponta e agitada. Nos canos curtos a amplitude dessa vibração é menor que nos canos longos. Como essa vibração altera a posição da boca do cano em relação ao alvo, fica clara a vantagem de ter um cano mais rígido quando o assunto é precisão. No cano curto, afinal, o projétil deixa o cano em posição mais próxima do alinhamento correto com o alvo.

    Velocidade e potência, dentro de certos limites, são – de fato – maiores em canos longos. Entretanto, não guardam relação direta com precisão. Precisão é um objetivo elusivo e um tema vastíssimo. O intuito desta resumidíssima discussão é mostrar que precisão requer um delicado – e complicado – equilíbrio de diversos fatores, nem todos interligados entre si, que a afetam de formas diferentes. Desses, comprimento do cano é um dos que menos influencia – de fato – o resultado final.”

    Carlos F P Neto

    07/06/2014 at 20:23

  35. Carlos esta não entendi, mesmo !..Vc acha que 20% a mais de cano não tem significado..???? Não é o que dizem os calculos de ‘paralaxe’ e é por isto que em tiros esportivos olimpicos há limitação de comprimento de cano…..Desculpe a 50m com a mesma “precisão do atirador” a diferença é brutal para tiros de precisão…20% é muita coisa !!!!!! Desculpe
    Abç

    Hermes jose de freitas

    07/06/2014 at 14:22

  36. Perfeitamente entendido, Carlos, obrigado pela atenção e bons treinos! Um abraço!

    isaias mossela

    03/06/2014 at 14:12

  37. Isaías, saudações. A diferença no comprimento do cano não irá representar, na prática, nada de significativo quanto à precisão, apesar de que técnicamente exista essa diferença. A diferença no peso e no equilíbrio entre esses dois modelos pode apresentar mais benefício do que meramente os 10 cm de cano a mais.

    Carlos F P Neto

    03/06/2014 at 10:16

  38. Carlos, excelente artigo, muito útil e prático.
    Gostaria de explorar um pouco teus conhecimentos com a seguinte questão: Estou pensando em adquirir um rifle CZ 455 Super Match cal .22LR para prática de tiro esportivo. Este rilfe possui um cano de 525 mm com 12 raias. A CZ lançou este ano outro modelo, o 455 Ultra Match, com as mesmas características do anterior, porém cano de 630 mm com 12 raias. Neste caso específico, você acha que o comprimento do cano representaria alguma diferença na performance do rifle?
    Um grande abraço!

    isaias mossela

    02/06/2014 at 17:00

  39. Carlos, grato pelos elogios. O raiamento das carabinas Puma é composto de 6 raias dextrógiras. Um abraço.

    Carlos F P Neto

    11/05/2014 at 20:27

  40. Boa noite, Carlos! parabéns pelos seus artigos. Por gentileza Você poderia me informar quantas raias possuem a carabina Rossi Puma calibre .38 – 16″ e o sentido delas, haja vista, que vou preencher o Requerimento do Sinarm e estou em dúvidas. Obrigado!

    Carlos Rosel de Almeida

    11/05/2014 at 20:14

  41. Renan, saudações. Embora não seja assunto de meu domínio, eu creio não haver restrições em se utilizar o RT-410 em sua organização, dependendo é claro, de que tipo de munição pretende utilizar. Qualquer munição a ser usada nessa arma que foge à sua especificação original, como o uso de munição para armas raiadas que, supostamente, podem ser disparadas na arma, você estará sujeito à penalidades. Porém, o caminho correto é procurar informações abalizadas junto ao órgão que regulamenta a sua atividade. Grato pelo contato.

    Carlos F P Neto

    06/05/2014 at 9:51

  42. Olá, gostaria de saber se eu posso comprar para uso dos meus agentes de segurança, o revolver taurus rt-410 calibre 36 para defesa pessoa dos agentes.

    RENAN CANUTO

    05/05/2014 at 22:45

  43. Tainan, existem bem mais que dois tipos de munição em calibre .44. Os revólveres Nagant, adotados no Brasil em 1881, fabricados pela Simson & Son Suhl eram em calibre .440 Nagant, conhecido aqui como .44 Nagant Brasileiro, cartucho de pólvora negra e obsoleto. Após 1937, com a adoção dos revólveres Smith & Wesson calibre .45AR, vários Nagant foram alterados nos arsenais do Exército para usarem esse cartucho, bem mais potentes, com a usinagem interna da câmara em cerca de 0,75 mm. Abraços.

    Carlos F P Neto

    22/04/2014 at 12:43

  44. Boa tarde tenho uma duvida, o revolver 44 simsons datado de 1893 por ai, qual seria o tipo de munição a usar neste tipo de arma, pois existem mais de 2 tipos de munição 44.

    Tainan Klein

    20/04/2014 at 18:08

  45. Prezado Redin, de acordo com literatura de que disponho, o Reloading for Handgunners, de Sweeney, obtive os seguintes dados: para pontas de 275gr, 38,5 gr da pólvora Hodgdon H110 como mínimo, e máximo de 42,2gr. Como penso não encontrar a H110 por aqui, por comparação usa-se 24,3gr no .357 Magnun, para carga “comportada”. Dé uma olhada no Data Center da Hodgon http://www.hodgdon.com/, e creio que terá chance de comparar melhor. Sinto não poder ajudar mais. Grande abraço.

    Carlos F P Neto

    06/03/2014 at 15:11

  46. Boa noite Carlos, primeiramente parabéns pelo trabalho que vocês realizam no site, que por sinal de excelente conteúdo. Você certamente já ouviu falar do calibre 500S&W Magnum. Estou atrás de informações sobre a recarga desta munição, tenho um revolver da S&W neste calibre e quando o importei comprei munição Magtech/CBC e Hornady lá nos EUA, pois a munição não era vendida para CACs aqui no Brasil, hoje já está disponível, mas com preço um tanto quanto salgado. Imagine como eu fiquei feliz em importar um produto Magtech/CBC e pagar os impostos de um produto que produzimos em nosso país.
    Você saberia me dizer qual o tipo de pólvora que se utiliza neste calibre e a quantidade? Penso que deve ser a mesma dao .357 Mag, nas preferi consultar, afinal o bicho é bruto e não dá para errar com recarga de uma arma com esta potencia. Abraço e desde já obrigado. João

    João Carlos Redin

    06/03/2014 at 0:01

  47. Marcelo, óbviamente são só os cartuchos calibre .44-40 que podem ser usados; e podem ser utilizados até os atuais, de pólvora sem fumaça, com segurança.

    Carlos F P Neto

    05/03/2014 at 22:13

  48. Olá Carlos, tenho uma dúvida relacionada a esta Winchester 1892 .44-40WCF, quais são os calibres que poderiam ser utilizados nela? Pela idade quais os riscos de se utilizar? Obrigado

    Marcelo Tiepolo

    05/03/2014 at 21:33

  49. Obrigado Carlos F P Neto, seu esclarecimento será útil.

    Luis Faro

    18/02/2014 at 14:04

  50. Prezado Faro, a restrição existente na legislação sobre as espingardas recai somente sobre o comprimento do cano; todos os calibres do 12 ao 36 (.410) são permitidos, inclusive nos modelos semi-automáticos. O cartucho 17HMR, visto pelos olhos do R-105, não encaixa-se como calibre restrito. O R-105 proclama um limite de 1.350 joules de energia para armas longas raiadas, e o 17HMR gera, na média pouco acima de 350 joules.

    Carlos F P Neto

    18/02/2014 at 12:55


ATENÇÂO: Identificação e/ou avaliações de armas, leia primeiro a Política de Avaliações, no final do menu de Artigos. Peças, reparos ou assistência técnica, consulte o fabricante de sua arma; questões sobre esse assunto não serão respondidas.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: