Armas On-Line

Seu Portal sobre Armas, Tiro e Colecionismo na WEB

Página Principal – Armas Online – Avaliações

with 1.289 comments

Armas On-line – História das Armas, Tiro, Colecionismo e Avaliações Jurídicas ou Simples.

Avaliações p/ Inventários: WHATSAPP: 19-98440-7561

Clique aqui para adquirir um exemplar do fantástico livro “Pistolas do Império Brasileiro”

O autor de Armas On-line é membro vitalício da NRA (National Rifle Association), é um estudioso de armas de fogo há mais de 60 anos, com ênfase nas peças de emprego militar. Executou trabalhos de consultoria voluntária em alguns museus, como o Museu Paulista (Ipiranga), o Museu Prudente de Moraes (Piracicaba) e o Museu da Convenção de Itú, dentre outros. Foi também co-fundador e mantenedor do extinto site Atiradores e Colecionadores.  Neste trabalho, aborda-se o assunto Armas de Fogo no que se refere à sua história, colecionismo, preservação das peças, recuperação, tiro esportivo e avaliações técnicas. 

Não incentivamos o uso e manuseio inadequado e ilegal de armas e munições, bem como não comercializamos materiais relativos ao assunto. Lembramos que armas de fogo, munições e equipamentos de recarga são produtos controlados, sejam da alçada da Polícia Federal como do Exército, e que todos tem o dever de se manter rigorosamente dentro do que estabelece a lei.

O conteúdo do site, textos e material fotográfico, não poderá ser utilizado em meios de divulgação, sejam eles revistas, sites, blogs, jornais, etc., sem a devida autorização do autor, pois é protegido por direitos autorais. Os infratores serão punidos na forma da lei.

REGRAS IMPORTANTES DESSE SITE E COMENTÁRIOS:  

1 – ARMAS ON-LINE não comercializa e não intermedia negociações de armas, nem de peças e/ou acessórios. Se necessitar de peças ou de assistência técnica, entre em contato com o seu fornecedor ou fabricante. 

2 – O espaço de comentários se destina à enviar elogios, críticas, correções, sugestões ou dúvidas sobre o assunto. Todos os comentários são avaliados; o uso desse canal para anúncios de compra e venda e troca de informações entre leitores, não será permitido. 

3 – Não respondemos perguntas sobre procedimentos ilegais, como adaptações e transformações mecânicas em armas de fogo que permitam utilizar outros cartuchos, alterar seu funcionamento, aceitar dispositivos silenciadores, etc. Comentários que não se encaixam nessas regras são eliminados. 

Obrigado pela visita e aguardamos comentários, críticas e sugestões.

E-mail: armasonline@gmail.com

São Paulo, Maio de 2009

Doação espontânea: PIX armasonline@gmail.com

 

Written by Carlos F P Neto

03/08/2009 às 11:51

1.289 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Rafael, não existem conceitos diferentes entre as nomenclaturas civis e militares, não. Deve ter havido um grande engano por parte de quem redigiu essa informação.

    Carlos F P Neto

    15/04/2017 at 19:26

  2. Carlos, no meu curso no EB, temos como fogo circular os estojos do tipo Berdan e de fogo central os do tipo Boxer. Antes mesmo de ir pro Exército eu li seu artigo aqui e quando me deparei com essa informação lá, fiquei meio confuso. Existe um consenso perante as nomenclaturas englobando o mundo civil e militar?

    RafaelLodiMagri

    15/04/2017 at 18:19

  3. Prezado Carlos,

    Quanto ao emprego do termo “bala”, dois autores (ambos oficiais de artilharia) esclarecem que se usa este termo apenas para projéteis de armas leves (ou de diâmetro inferior a 15 mm), reservando-se o termo “projéteis” para aqueles de artilharia.

    Os autores em questão são o inglês IAN V. HOGG e o brasileiro MORGADO DA HORA, este último autor de livro sobre Balística Externa editado em 1940.

    Erick Tamberg

    21/03/2017 at 19:38

  4. Parabéns ao Clécio pela pergunta novamente tiro o chapéu para a resposta do Carlos. Sou amante de armas e tenho muitos amigos de forças policiais e militares e assunto vira e mexe vem a tona… OBRIGADO pela relevância que este blog já tomou em suas trocas de experiências.

    Claudio Guimarães

    03/03/2017 at 11:40

  5. Prezado Carlos, muito obrigado pela resposta, pra mim ficou bastante distinto agora quanto ao uso do termo.

    Grande abraço.

    Clécio M. Galinari

    Clécio M. Galinari

    02/03/2017 at 20:58

  6. Clécio, eis aí um assunto que ocorre, vez ou outra, nos papos entre atiradores e amantes das armas. Eu, particularmente, não gosto de usar a palavra bala; porém, receio de que seu uso é correto. Etimiológicamente parece vir do grego “ballo”, que significa lançar, atirar. Note também que os inglêses usam bullet e os franceses, balle. Mas há um porém: normalmente as pessoas leigas usam o termo bala quando se referem ao cartucho completo, e não só para o projétil. Aí eu discordo totalmente. Agora, chamar só a ponta, ou projétil, de bala, até dá para engolir. Como exemplo, “vou colocar essas balas no tambor”… não dá, certo? Enfim, no palavreado corriqueiro, até pode se soltar o termo bala, mas sempre se referindo ao projétil. Textos técnicos, na minha humilde opinião, aí acho que não dá para usar em nenhum caso. Para o conjunto que chamamos de cartucho, o uso da palavra munição é bem aceito, apesar de que acho ele muito genérico. Não sei se ajudei muito.

    Carlos F P Neto

    02/03/2017 at 18:09

  7. Um prazer tê-lo aqui, amigo.

    Carlos F P Neto

    02/03/2017 at 8:58

  8. No comentário que já fiz, esqueci de escrever que fui tenente miliciano de infantaria do exército português de 1977 a 1984, estando na disponibilidade desde essa data.

    amolador

    01/03/2017 at 19:22

  9. Descobri este blog somente hoje e pelo pouco que já li, está ótimo!
    Parabéns ao Carlos Neto!

    amolador

    01/03/2017 at 19:18

  10. Prezado Carlos Boa noite.

    Um dia desses estava participando em um de nossos eventos quando naturalmente chamei munição de “bala”, a reação foi imediata e não faltaram a piadas tradicionais. Bom, em outra ocasião outro companheiro também se referiu da mesma forma e a polêmica foi aberta com os contra e os a favor cada um com sua argumentação muitas vezes amparadas mais no “eu acho” do que em embasamento técnico. Sei que existem razões históricas e etimológicas que provavelmente dão razão ao uso do termo até atualmente, senão ninguém usaria. Dessa forma gostaria muito que o mestre nos desse um esclarecimento sobre essa mera curiosidade pra que eu me sinta mais seguro no uso do termo ou pare de vez de usa-lo.

    Grande abraço Carlos,

    Clécio M. Galinari

    Clécio M. Galinari

    27/02/2017 at 20:17

  11. Renato, as Old Models não foram adquiridas pelo Brasil, no âmbito oficial. Foram importadas por algumas firmas representantes, como a Gustav Genschov do Rio de Janeiro, mas para venda à civís. Porém, eram armas muito caras e poucas foram comercializadas. A vinda delas em mãos de imigrantes pode ter sido a maior razão para a presença delas por aqui.

    Carlos F P Neto

    27/02/2017 at 12:05

  12. Olå. Bem tenho uma dúvida. As lugers old model. foram compradas pelo Brasil. Pois um velho amigo tem uma. Ou entraram no Brasil pelos imigrantes. Desde já agradeço pela atenção.

    Renato Veőlz

    25/02/2017 at 21:18

  13. Obrigado Sr. Carlos pela resposta. Att.

    carlos eduardo silva gimenez

    07/02/2017 at 23:10

  14. Carlos, as pistolas Parabellum marcadas com S/42 foram fabricadas pela Mauser Werke entre 1936 e 1940. Era uma P-08 padrão, cano de 4″, engate de coronha e sem trava de segurança na empunhadura. Essa marcação era mais um dos intricados códigos criados na Alemanha, a fim de dificultar em tempos de guerra, quais eram e onde se situavam os fabricantes de armas. Há algumas variantes da S/42 com o acréscimo de mais algumas letras, como S/42G ou K. Foram produzidas milhares de pistolas com a marcação S/42. O acabamento era o oxidado à banho quente, inclusive no carregador (em algumas variantes), e este possuía o botão inferior em alumínio ao invés de madeira.

    Carlos F P Neto

    07/02/2017 at 11:53

  15. Excelente sugestão, amigo Clécio. Anotada e vamos providenciar. Grande abraço.

    Carlos F P Neto

    04/02/2017 at 16:30

  16. Prezado Carlos, muito boa tarde.

    Estava agora relendo seu, como todos os outros, excelente artigo sobre o processo de dotação da Colt 1911 pelo exército dos USA e pensei em te sugerir, para o prazer daqueles que acompanham sua página, um novo artigo sobre a mais nova sidearm adotada pelas forças armadas desse país em substituição a M92, a Sig Sauer P320. Seria muito bom saber tanto mais sobre a arma, os motivos que levaram a sua escolha e principalmente seu parecer sobre a escolha.

    Grande abraço.

    Clécio M. Galinari

    Clécio M. Galinari

    04/02/2017 at 14:47

  17. Boa tarde, gostaria de informações sobre a luger S42.

    carlos eduardo silva gimenez

    03/02/2017 at 18:16

  18. André, até onde eu saiba, a Glock desistiu da implantação de uma fábrica no Brasil em 2007, um ano depois de ter levado vários baldes de água fria, oriundos, conforme a imprensa, tanto do Exército como do chamado “lobby” da Taurus. De lá para cá, nunca ouvi mais nada a respeito e sinceramente, eu duvido que isso ainda esteja nos planos da empresa.

    Carlos F P Neto

    04/01/2017 at 14:15

  19. Bom dia Sr. Carlos, gostaria de saber se a fábrica da Glock está vindo para o Brasil ou é só boato. Sei que estão cadastrando CAC’S para venda direta. Tem alguma informação além dessa que te passei?

    Feliz ano novo, muita saúde e paz.

    Att.

    André Luiz Santiago Nery

    André Luiz Santiago Nery

    04/01/2017 at 8:15

  20. Gilberto, saudações, infelizmente não temos as informações relativas aos números de série. Grande abraço.

    Carlos F P Neto

    03/01/2017 at 17:40

  21. Claúdio, vamos lá:

    “Eu acredito que ainda haja a questão do tempo que se possui o CR para se alcançar níveis para se poder comprar e atirar com, por exemplo, um fuzil semi-automático” – Atiradores só podem atirar com armas longas Semi Auto de calibres 40SW e .30M1.

    “Existe alguma alternativa para pedir um CR de colecionador, se por acaso este não exige o clube de tiro, mas que me garanta tempo de CR para o futuro ?” – Não, o tempo de atividade é por modalidade apostilada.

    “Posso me filiar a um clube de qualquer lugar para que possa tirar meu CR de atirador ? Em caso positivo posso atirar em qualquer outro clube tendo o Cr?” – Sim, sem problema algum.

    Carlos F P Neto

    02/01/2017 at 21:33

  22. Olá quero muito tirar meu CR para poder comprar armas de calibre restrito e atirar com elas. Infelizmente estou esbarrando na taxa do clube de tiro onde moro (Campo Grande – MS) de R$ 5.000,00 de joia mais a mensalidade. Eu acredito que ainda haja a questão do tempo que se possui o CR para se alcançar níveis para se poder comprar e atirar com, por exemplo, um fuzil semi-automático. Assim, enquanto não posso gastar 5000 só com a filiação a este clube me sinto perdendo tempo. Existe alguma alternativa para pedir um CR de colecionador, se por acaso este não exige o clube de tiro, mas que me garanta tempo de CR para o futuro ?posso me filiar a um clube de qualquer lugar para que possa tirar meu CR de atirador ? Em caso positivo posso atirar em qualquer outro clube tendo o Cr?
    Obrigado.

    Claudio Guimarães

    02/01/2017 at 21:23

  23. Bom dia, recentemente adquiri uma Winchester Puma 38 Especial. como faço para saber o valor e como descobrir o ano de fabricação.

    Gilberto Kuln

    02/01/2017 at 12:02

  24. Prezado leitor, por gentileza leia antes a nossa política de avaliações, aqui no Menu do nosso site. Grato pelo contato.

    Carlos F P Neto

    31/12/2016 at 17:35

  25. ola boa tarde gostaria de ajuda para identificar uma arma antiga que tenho e saber mais informaçoes sobre ela voce poderia me ajudar? desde ja agradeço

    Ivo Barbosa

    30/12/2016 at 18:14

  26. Prezado José Sousa, muito obrigado por tê-lo como nosso leitor.

    Carlos F P Neto

    06/12/2016 at 12:30

  27. Gostaria de parabenizar o Armas On-Line pela excelência nas publicações.

    José Sousa

    06/12/2016 at 11:40

  28. Adriano, as causas podem ser várias, infelizmente. O ideal é levar a arma a um técnico autorizado da Taurus.

    Carlos F P Neto

    25/11/2016 at 11:21

  29. Bom dia Carlos, tenho uma Taurus PT 57 7,65 mm, de uns dias para k ela começou engasgar bala, percebi que na hora de carregar o pente alguma bala fica meio atravessada, seria um problema no carregador?

    Adriano Alves Pinto

    25/11/2016 at 10:21

  30. Flávio, me honram muito seus elogios. Estamos já com alguma coisa nova, “no prelo”. Grande abraço.

    Carlos F P Neto

    22/11/2016 at 17:34

  31. Bom dia Carlos, esperando ansiosamente mais artigos sobre armas e munições. Sem dúvida esse é o melhor site sobre armas de fogo da internet. Parabéns Carlos

    Flávio Paschoaletto

    22/11/2016 at 10:24

  32. Parabéns pelo belo trabalho. Sou o administrador do 1911 ARMAS DE FOGO e sei reconhecer um conhecedor de armas e a fins. Ótimo material o da página.
    Estamos a disposição.

    edubrunal

    28/09/2016 at 7:58

  33. Ricardo, por favor, antes tome conhecimento de nossas regras e política de avaliações no menu do nosso site. Grato.

    Carlos F P Neto

    31/08/2016 at 16:10

  34. Prezado José, por favor nos envie fotos para ver se podemos ajudá-lo. Abraços.

    Carlos F P Neto

    24/08/2016 at 16:12

  35. Olá amigo Carlos, tudo bem? Antes de mais nada gostaria de lhe parabenizar pelo seu blog, ele é sempre esclarecedor e didático.

    Uma dúvida que eu tenho é algo que acompanha a história de minha família, logo que eu nasci, isso em 1996, meu pai me deu um revolver .22 Taurus ”marca antiga” que pertencia a ele desde pequeno, pesquisei sobre, e o máximo que encontrei foi o desenho da tal marca, mas não encontro em lugar algum o ano em que ocorreu essa transição das logotipos, com isso, não posso estimar uma idade para a peça. Isso seria importante, pois eu adoraria continuar a tradição, e guardá-lo aos meus filhos, mas não sei a idade do 22. Você parece ser a pessoa ideal para sanar essa dúvida.
    Pode me ajudar nessa? heheh

    Desde já, Grato.

    José Agostinho da Rosa

    23/08/2016 at 21:20

  36. Marcos, saudações. Mande-nos fotos por email, detalhando as marcas: armasonline@gmail.com.

    Carlos F P Neto

    15/07/2016 at 9:16

  37. Senhores apareceu aqui uma carabina Spencer. Gostaria de saber se alguém tem alguma informação mais detalhada sobre ela. agradeço desde já!

    Marcos Kappke

    15/07/2016 at 2:22

  38. Valdeci, leia antes, por favor, a nossa Política de Avaliações e Identificações. Grande abraço.

    Carlos F P Neto

    13/07/2016 at 11:02

  39. Olá , amigos !
    Tenho um rifle , que recebi de herança e não sei que rifle é….
    Se puderem me ajudar a descobrir , ficarei muito agradecido . Ele é de ferrolho , um tiro , tem mais ou menos 1.23 de comprimento, a boca do cano tem 15 mm de espessura , por cima está escrito ( G.Laport 70 Brevete ).

    Valdeci

    12/07/2016 at 21:09

  40. Alberto, já respondido por e-mail. Obrigado.

    Carlos F P Neto

    24/06/2016 at 12:47

  41. Prezado Sr. Carlos. Tenho uma P08 que, de acordo com Luger`s Book do Aaron Davis, deve ser de 1917, mod Comercial. O que me intriga é que o ferrolho não para aberto após o ultimo disparo. Consultando e comparando com as demais que param, notei que a minha não tem aquela peça (hold-open latch) e sequer entalhe para a mesma no interior do frame. Poderia me esclarecer mais sobre o assunto?

    Alberto Haas

    23/06/2016 at 19:50

  42. Valdemir, por favor, leia antes a nossa política de avaliações. O email é armasonline@gmail.com. Obrigado pelo contato.

    Carlos F P Neto

    10/06/2016 at 9:09

  43. Boa noite amigos . Herdei de um irmão que faleceu 2 armas é preciso de ajuda para uma
    Avaliação .como posso enviar fotos ou entrar em contato ??? Desde ja agradeço

    Valdemir

    09/06/2016 at 23:35

  44. Meu caro Erick, muito interessante sua colocação, espero que o leitor Dr. Geraldo a leia também. Mas, sinceramente, eu ainda acho estranha essa denominação, pelo fato da aparência das travas da culatra se assemelharem à uma cruzeta. Não é muito o que me parece.

    Carlos F P Neto

    01/06/2016 at 16:19

  45. Prezado Carlos,

    Sobre o apelido “cruzeta” dado às Winchesters 1892, soube disso por meu amigo Dr. Antonio Amaury Corrêa de Araújo, autor de diversos livros sobre o cangaço, alguns inclusive em co-autoria com Vera Ferreira, neta de Lampião. No final dos anos 90, por intermédio do Dr. Amaury, conheci pessoalmente Dona Mocinha, irmã caçula de Lampião, que então vivia no bairro da Parada Inglesa, em São Paulo.

    Erick Tamberg

    01/06/2016 at 16:12

  46. Geraldo, realmente ainda não temos um trabalho sobre as Marlin, que apesar de ter sido uma concorrente das Winchesters, embora com menos sucesso, nem por isso deixou de ser uma arma importantíssima na sua época. Vamos pensar em um artigo para elas, em breve.

    Carlos F P Neto

    31/05/2016 at 14:41

  47. Carlos, acabei de dar uma pequena visualizada na página referente as carabinas e rifres, fique muito contente em vê quantas informações vcs tem a respeito, vou passar o endereço a meu colega e tenho certeza q ele vai ficar entusiasmado como eu fiquei. So senti falta de um modelo, as carabinas e rifres da marca Marlim, acredito que as conheça.

    abraços.

    Geraldo Luiz C de Souza - Delegacia Geral.

    31/05/2016 at 13:17

  48. Amigo Geraldo, uma satisfação nossa tê-lo como leitor, grande abraço.

    Carlos F P Neto

    31/05/2016 at 12:52

  49. Ok, mais uma vez obrigado. Sou amante do tema Cangaço, e na minha pequena coleção de livros do tema tenho 16 literaturas na qual faz parte o referido livro do Prof Federico, mais já faz um bom tempo q o lê, mais vou folialo de novo. E Tb vou verificar na sua página na net.
    Att.

    Geraldo Luiz

    31/05/2016 at 12:38

  50. Geraldo, há um livro muito interessante sobre o cangaço, Guerreiros do Sol, de Frederico Pernambucano de Mello, onde surge essa denominação de cruzeta dada às Winchesters do modelo 1892. No nosso artigo, no capítulo referente às 92, você verá uma foto da parte superior da culatra. Um abraço.

    Carlos F P Neto

    31/05/2016 at 11:23


ATENÇÂO: Identificação e/ou avaliações de armas, leia primeiro a Política de Avaliações, no final do menu de Artigos. Peças, reparos ou assistência técnica, consulte o fabricante de sua arma; questões sobre esse assunto não serão respondidas.